segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

"Incomodada ficava sua avó"

por Letícia Bahia


A frase é boa, mas não é minha. "Incômodo" era a palavra que as mulheres de mil novecentos e bolinha usavam para se referir à menstruação, e a marca de absorventes internos Tampax fez o trocadilho deste título em uma propaganda. Hoje ninguém mais usa essa expressão, mas nem por isso a referência direta à menstruação deixou de ser um incômodo. A fobia é tanta que - pode reparar - nenhum comercial de absorvente usa essa palavra.

Esse distanciamento se reflete na linguagem, mas é na relação da mulher cissexual consigo que ele se torna abismal. Quantos mililitros de sangue seu corpo elimina a cada mês? Como é o cheiro da sua menstruação? É da mesma cor que o sangue que sai de um corte? Tem a mesma textura? É bem provável que estas perguntas soem estranhas, quiçá nojentas. Talvez a própria palavra menstruação já cause incômodo em algumas pessoas. Melhor dizer que estamos "naqueles dias", assim não provocamos nenhum constrangimento.

É assim quando o feminino se expõe: mostre uma vagina ou fale sobre a vagina e o mundo se escandaliza. Ela precisa ser escondida, sob o risco de ameaçar o monopólio do pênis como símbolo de potência. Lembro-me da minha menarca e da vergonha que ela me trouxe. Eu estava, como se diz por aí, "virando mulher", e isso me trazia... vergonha. Telefonei para casa e quem atendeu foi meu pai. Ele me pressionou para que eu dissesse por que estava estranha e eu me vi obrigada a cometer a mais alta transgressão: revelar meu ser mulher. 

Não importa: aqui vamos falar de vagina sim, e vamos falar sobre pêlos, sobre secreções, sobre histórias de parto humanizado. E hoje falaremos sobre menstruação. 

A primeira coisa a ser dita é que não há nenhuma razão para ter nojo da menstruação. Nojo é um sentimento que nos impele a nos afastar de algo, o que pode ser muito útil no caso de fezes, ratos, ou outras coisas que possam colocar nossa saúde em risco. A menstruação, no entanto, sinaliza saúde. Não se trata de guardar o sangue para cultuar nele o feminino sagrado, mas de compreender que não há porque temê-lo. Pelo contrário: o sangue menstrual contém informações preciosas sobre o funcionamento do corpo da mulher, podendo sinalizar DSTs, anemias e outros problemas. Dar atenção à menstruação é algo tão saudável quanto acompanhar a pressão sanguínea. 

Os absorventes que encontramos nas farmácias ou supermercados - aqueles que jamais mencionam a menstruação - vão na contramão desta intimidade com o próprio corpo. Com pequenas variações, as repetitivas propagandas vendem a ideia de que com o produto estaremos "mais limpas". Não chega a ser um milagre do calibre de converter água em vinho, mas a menstruação virou sujeira e nós nem percebemos. Mas não sejamos injustos: a Publicidade está apenas reproduzindo - e faturando com - uma ideia mais velha do que Eva e Adão. Não saberia dizer quem a inventou, mas há muitos anos uma turma de homens escreveu um livro importante sobre isso. O volume emplacou de tal maneira que hoje se acha gente em qualquer canto contando a estória da moça que comeu o que não devia, induziu seu companheiro, coitado!, a comer também, e deixou seu pai  furioso. É por causa desse erro, diz o livro, que a mulher sente dor ao parir. Mais pra frente o livro adverte: enquanto houver sangue fluindo de dentro da mulher, ela ficará impura e ninguém deverá tocá-la. Pra não restar sombra de dúvida sobre o caráter das regras, os autores repetem à exaustão que também se torna impuro tudo e todos que tocarem a mulher durante o período menstrual. 

Então ficou decidido assim: a menstruação é suja e fedida. A mulher maculou toda a humanidade com seu erro (mais pra frente o tal livro fala sobre um homem que teria vindo pra redimir a humanidade, mas isso é outra estória), e todo mês passará uma semana isolada em sua impureza. 

Quando, muito anos depois da publicação do referido livro, outra turma de meninos descobriu que a menstruação é tão somente um pedaço do ciclo que prepara a mulher para uma eventual gravidez, o estrago já estava feito. Mas a indústria de absorventes, generosa que só ela, vem fazendo o possível pra aliviar a barra das mulheres. Menção honrosa para o sabonete íntimo, porque não está certo vagina ter cheiro de vagina.

Chega de fábulas. Vejamos o que acontece na vida real quando compramos um absorvente e o colocamos dentro ou junto da nossa - vamos repetir? - vagina. 

Quando o sangue menstrual entra em contato com o ar, inicia-se uma série de reações que você não quer que aconteçam ali, do lado de fora da sua vagina. É a festa da uva das bactérias: matéria orgânica rica em nutrientes e o seu calorzinho gostoso. É por isso que os absorventes contém perfumes: para neutralizar o odor que eles mesmos produzem. Se a mulher tiver feito a lição de casa direitinho e não houver pêlos na região, a exposição será maior, já que o contato será ainda mais direto. Pois é, os pêlos que a gente aprende desde o útero a odiar são a nossa calcinha natural, mas esse assunto merece um texto só pra ele.

Sobre o absorvente interno: a vagina é um local úmido, e permitir que o fluxo sanguíneo escorra livremente mantém essa condição. Os absorventes internos não querem saber de conversa: sugam tudo que é líquido, inclusive a secreção que mantém úmido o canal vaginal.

Além de tudo isso, os absorventes comuns produzem uma quantidade gigantesca de lixo ao longo da vida da mulher. Mas bem, who cares?, não é mesmo?

Dessa discussão sobre saúde - física e emocional - da mulher, nasceu o coletor menstrual. Esse copinho de silicone medicinal (hipoalergênico e antibacteriano) fica acomodado no canal vaginal mais ou menos como um absorvente  interno. Custa em torno de sessenta reais e dura de cinco a dez anos - o que significa dizer que sua popularidade pode custar muito dinheiro às fábricas de absorventes.

Quando a mulher retira o copinho, lá está seu sangue. É possível conhecer sua textura, seu cheiro - de sangue, pasmem. Linhas horizontais ajudam a medir o volume do líquido, o que pode inclusive ajudar a diagnosticar uma anemia. É possível descartar o sangue no chuveiro ou na privada, mas vamos nos lembrar de que aquilo ali é matéria orgânica. Não é sujeira e não precisa de tratamento para retornar à natureza, por isso algumas mulheres fertilizam suas plantas com seu sangue, causando verdadeiro horror nos vaginofóbicos.

A menstruação é um dos infinitos exemplos de como a mulher é destituída de si mesma em função de sua utilidade. Nesta lógica puramente mercadológica, inventa-se o nojo, demoniza-se a menstruação e fatura-se com a venda de soluções. Não há nada de errado em desenvolver um produto bacana e lucrar com ele, mas fazer isso às custas da autoestima e, em alguns casos, da saúde  da mulher é... corriqueiro. 

Passem pra cá nossos corpos: nós é que vamos decidi-los.






 este artigo não foi patrocinado
** curta Reflexões de uma lagarta no Facebook
*** siga Reflexões de uma lagarta no Twitter

24 comentários:

  1. Arrasou Letu. Nunca vou esquecer da primeira vez em que fui esvaziar o recém comprado e usado coletor, senti nauseas e não conseguia encarar o sangue, uma reação fisicamente forte, desproporcional... pra mim foi entender que tinha alguma coisa muito errada da minha cabeça, um confronto fundamental para minha aceitação de mulher que sangra lindamente <3 Parar com a pílula e usar o coletor - Indico pra vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia, Kelly! o coletor é feito de silicone e amor! :-)

      Excluir
  2. Muito legal Letu!
    Nao sei se isso é bom ou ruim, mas nunca deixei de fazer sexo pq a mulher estava mestruada, se a mulher queria. Quanto sangue pelos colchoes, em mim e até mesmo na boca, depois tocava esfregar colchao. Também acho que tem muito nojo infundado na mestruaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu não sei quem você é, mas que bom que você gostou! Menstruação é sussa, né? Lavou tá novo! E, olha, anota aí a dica pra mancha de sangue: água oxigenada! Se passar na hora some instantaneamente! Pronto, acabou a desculpa pra não transar menstruada, hahaha!

      Excluir
    2. O Anônimo é o Caysa. Obrigado pela dica. O difícil é ter água oxigenada e também querer limpar tudo logo depois, normalmente eu jogo um pano por cima e fica abraçadinho, melhor srsrsr.
      Beijos Letu!!!

      Excluir
    3. Ainda bem que vc é anônimo! Com tanta disposição ia ter uma fila de mulheres que iam virar suas fãs.

      Excluir
    4. Que legal Caysa! Meu namorado é igual a você, já me relacionei com alguns garotos e sei que vocês são raridades!!! Não ter nenhum tipo de nojo e pudor é ótimo! Letícia a dica da agua oxigenada é MT útil, qual volume que você usa? A gente usa sabonete neutro tbm para tirar as manchas de sangue, passamos e esperamos um pouco, depois esfregam os um pano molhado e sai.

      Excluir
    5. Putz, não sei quantos volumes... mas rola uma reação química e a mancha desaparece! E também funciona pra vinho tinto!

      Excluir
    6. De 10 volumes galera. A mesma que usa em ferimentos...

      Excluir
  3. Olha que legal, sobre coletor:) http://www.huffingtonpost.ca/sabrina-rubli/menstrual-cups-east-africa_b_6313436.html

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se o coletor não incomoda? Tenho medo de usar e me machucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida. Seja bem vinda.

      O coletor não incomoda nada. Ele fica alocado em um pedaço do canal vaginal em que não temos sensibilidade. É só amor!

      Excluir
  5. Bom texto desmitifica muita coisa além te a presentar a muita gente esse conceito de coletor.

    Queria saber sua opinião sobre uma observação que iria fazer:
    "Acredito que pessoas possam ter nojo da menstruação tanto quanto possam ter nojo de sêmen, sem ter que serem jugadas por isso. Creio que o nojo não seja algo puramente racional. Embora não tenha nojo de nenhum dos dois, por exemplo tenho nojo de gema (não encontro nada que justifique isso)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, querido Anônimo, você pode ter nojo do que quiser! Isso tem a ver com sei lá qual pedaço da sua história de vida. Mas se um grupo gigante de pessoas tivesse nojo de gema de ovo a gente ia ter que se perguntar como está a relação da sociedade com as galinhas, não?

      Excluir
    2. Existe um grade número de pessoas que tem nojo de sangue/pavor (estou excluindo a sangue menstrual) as vezes chegando a hematofobia, e de nojo sêmen também. Acredito que possa a haver um relação social nisso (como também no sangue menstrual), mas a minha questão é: Seria a relação social predominante pra justificar esses fenômenos?

      Excluir
  6. Lindo texto, me emocionei. Faz tempo que parei com a pílula (uns 3 anos) e passei a observar as reações, cheiros e texturas da mudança do meu ciclo. Primeiro dia de menstruação pra mim é momento de recolhimento e cuidado de mim. Quando estava trabalhando fora nem sempre podia tirar esse dia off, mas agora que voltei a ser bolsista, rs, me dou de presente um dia de cama, chá e agradecimento pelo sangramento que ao invés de achar que vem me sujar, vem é me limpar e renovar. E sem falar na mudança na relação com o sangue quando das primeiras vezes que usei o copinho coletor. Amei o texto. Admiro quem consegue expressar em palavras os sentimentos de muitas mulheres! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, que belo depoimento! Fico feliz que minhas palavras te tocaram! Um grande beijo e volte sempre!

      Excluir
  7. Quanta liberdade em tão poucas palavras. Acho que todas as mulheres deveriam ler este artigo e se amarem mais. Lindo, lindo e lindo. Parabéns meninas, li pela primeira vez hoje. Mais uma vez, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, Enilton, você não imagina o quanto comentários como o seu enchem meu coraçãozinho! Muito obrigada e venha sempre! Abração!

      Excluir
  8. Água mineral com gaz tb serve como absorvente de manchas....

    ResponderExcluir
  9. Oie, linda...estou passando por aqui pela primeira vez e amei seu post, seu blog em geral! <3 Tenho uma dúvida: Já que é ruim usar absorvente interno ou externo e bom usar o coletor, como faço pra lidar com minha menstruação sendo eu ainda virgem?? Abraços e espero resposta... Beijos =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, que bom que você gostou do blog! Fico feliz, feliz quando vocês gostam!

      Aline, a marca de coletor menstrual inciclo respondeu sua pergunta de um jeito que eu achei bem interessante, olha só: "Temos relatos de usuárias que são virgens e se adaptaram muito bem ao InCiclo. Tudo depende se a mulher se sente a vontade em usar.Essa é uma questão muito particular. Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis.O conceito de virgindade é muito relativo. O hímen é uma membrana fina com aberturas por onde o sangue passa. Se na cultura ou religião da família há preocupação em manter o hímen intacto, não aconselhamos o uso, já que existe a possibilidade de rompimento". O link pra essas e outras respostas a perguntas frequentes é esse: http://www.inciclo.com.br/pt/sobre-o-inciclo/perguntas-frequentes/

      Acho que o mais legal é você conversar com sua médica sobre isso. Lembre-se de que a questão vai muito além do "ser bom" ou "ser mau". É complexo, mas o mais importante é você se sentir confortável com sua escolha, seja ela qual for!

      Beijo grande!

      Excluir
  10. Eu e minha mulher (a mais de 30anos), nunca encaramos a menstruação como uma coisa ruim ou suja, tanto que muitas vezes fizemos sexo e foi muito prazeroso exceto pelo sangue que ficava nas roupas da cama. Sempre encaramos a menstruação de forma muito Natura!

    ResponderExcluir

Trocar ideia é legal. Para troca de ofensas, favor dirigir-se a outro guichê.