segunda-feira, 4 de maio de 2015

Cinefeminismo

por Letícia Bahia



Essa lista é pra a gente aprender. Cada novo filme ou documentário que eu assistir - e gostar! - vem pra cá com uma pequena resenha, trailer e, quando possível, link para o longa na íntegra. Isso quer dizer que essa postagem nunca vai parar de crescer. A lista também pode incluir filmes sobre a luta LGBT, sexualidade e outros temas que dialoguem com o feminismo.

Então, se você assistiu algum filme daqueles imperdíveis - ênfase para documentários, porque o objetivo aqui é aprender - me manda um email, uma mensagem no Face do Lagarta ou sinal de fumaça. E se você já viu algum dos que está na lista, conta aí nos comentários o que achou!

A lista vai ficar mais legal com a ajuda de vocês.

Classificação: bom (!), excelente (!!), tá de sacanagem que você não viu ainda (!!!)
Em ordem alfabética:

After Tiller (2013) !!
Em 2009, George Tiller foi assassinado a tiros dentro de sua igreja. O doutor Tiller era um dos 5 médicos dos EUA a performar abortos depois do terceiro trimestre de gestação. O documentário acompanha a rotina dos 4 profissionais que seguem realizando esse tipo de procedimento. Mas não espere respostas: o que você vai encontrar aqui são histórias duras, pessoas mudando de opiniões, dilemas morais. Um aprofundamento fundamental para quem ainda acredita que a questão do aborto se resume a ser contra ou a favor.


Free the Nipple (2014) !
Lina Esco dirige, estrela e é co-roteirista deste longa, que conta a história de uma ativista pelos direitos das mulheres. Realidade e ficção se confundem: Lina também é ativista, e as dificuldades que enfrentou nas filmagens por colocar mulheres com o torso nu nas ruas de Nova Iorque levaram-na a lançar Free The Nipple como uma campanha, meses antes de finalizar o filme.

torrent do filme para download

The Invisible War (2011) !!
No exército dos EUA, uma mulher tem mais chances de ser sexualmente abusada por um colega do que de ser atingida por fogo inimigo. Indicado ao Oscar de melhor documentário, The Invisible War joga um pouco de luz na tragédia dessas mulheres. Das sequelas às tentativas de acobertamento, esteja preparado para um soco no estômago.

filme na íntegra (legendas em português)

Meninas (2005) !!
A diretora Sandra Werneck acompanhou a gravidez de 3 adolescentes, a mais nova com apenas 13 anos. O documentário é de uma sensibilidade única. Aqui quem conta as histórias são as próprias garotas e suas famílias. A narrativa da diretora é discreta, permitindo ao espectador formular livremente suas opiniões. Mas depois de conhecer Luana, Evelin e Edilene, talvez você prefira calar. 

trailer

Miss Representation (2011) !

A representação da mulher na mídia americana é o tema deste documentário, que intercala trechos de propagandas, filmes e programas de TV com depoimentos de adolescentes e personalidades como a ex-secretária de estado Condoleezza Rice. Dados desconcertantes mostram que a realidade da mulher nos EUA está sofrendo forte influência dos meios de comunicação. O cenário desalentador inclui aumento nos índices de anorexia e depressão, mais nudez feminina na televisão e um diminuto número de mulheres em cargos de liderança.

trailer (em inglês)
filme na íntegra (legendas em português)

Orgasm Inc (2009) !!!
Cirurgias plásticas na vagina, procedimentos invasivos na coluna, remédios, muitos remédios. Você não vai acreditar na quantidade de procedimentos médicos que vem sendo desenvolvidos pela indústria farmacêutica depois que a própria indústria farmacêutica conseguiu autorização do governo americano para tratar mulheres que não gozam como doentes. Com um bom humor surpreendente, Liz Canner passou 9 anos entrevistando especialistas e mulheres que testaram os mais bizarros procedimentos. O resultado é emocionante e certamente vai fazer você reexaminar sua própria relação com sexo e com o seu corpo.

O filme não está disponível gratuitamente, mas está no catálogo do Netflix.

The Times of Harvey Milk (1984) !!!
O longa arrebatou o Oscar de melhor documentário, e anos depois serviu de base para o roteiro de Milk, estrelado por Sean Penn. O ativista Harvey Milk foi o primeiro gay assumido a se eleger nos EUA para um cargo público, em uma São Franciso efervescente, que graças a Milk sediou a primeira parada gay do mundo. Junto com o prefeito da cidade, Harvey foi assassinado dentro da prefeitura por um inimigo político de ambos. Incrivelmente atual, este filme vai fazer você querer levantar do sofá pra mudar o mundo. 


Tomboy  (2011) !!!
Uma história doce e amarga sobre como aprendemos e ensinamos as performances de gênero - e sobre como isso rouba liberdades. Contar mais do que isso seria estragar uma das primeiras surpresas desse longa sublime.

trailer (legendado)
O filme não está disponível gratuitamente, mas está no catálogo do Netflix.

Vessel (2014) !!
Foi trabalhando como ativista do Greenpeace que a médica holandesa Rebecca Gomperts tomou conhecimento das mulheres que morriam mundo afora por complicações decorrentes de abortos inseguros, realizados das maneiras mais insalubres imagináveis, e normalmente em mulheres negras e pobres. Vessel acompanha a trajetória de sua ONG, que realizava abortos seguros em alto mar, e as estratégias de Rebecca para empoderar mulheres em todo o mundo. Nesse documentário você vai descobrir como Rebecca tornou o aborto seguro uma realidade possível para qualquer mulher, em qualquer lugar.


Violência Obstétrica - A Voz das Brasileiras (2012) !
Uma compilação de relatos de mulheres que não tiveram escolha sobre como, onde e quando dariam à luz. De falta de informação a episiotomias não autorizadas, o documentário reúne histórias do país que lidera o ranking mundial de cesarianas. É preciso ter estômago pra assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trocar ideia é legal. Para troca de ofensas, favor dirigir-se a outro guichê.